sábado, 25 de fevereiro de 2012

PSICOLOGIA REVERSA

"E existem muitos formatos
que só têm verniz e não têm invenção.
E tudo aquilo contra o que sempre lutam,
é exatamente tudo aquilo o que eles são."
Música: Marcianos Invadem a Terra
Disco: Uma Outra Estação
Artista: Legião Urbana

O cúmulo da hipocrisia é atribuir a outros aquilo que é inerente a si próprio. E hipocrisia é o que não falta à imprensa direitista. Depois da retratação do jornalista Paulo Henrique Amorim, num processo que o acusa de racista, movido pelo global Heraldo Pereira, parecem que ganharam a maior das taças. Afinal, podem espezinhar publicamente um grande adversário, pois racismo é uma das coisas mais condenáveis da atualidade. 
Não dá pra negar que PH foi vítima daquele vício que infelizmente corrompe a esquerda, que consiste em se apegar a dogmetas acríticos, simplesmente por medo de ser considerado de direita. Isso sempre ocorre quando se fala em aborto, em religião, em cotas ou em feminismo. No caso específico do racismo, o vício consiste em reverter a hierarquia racial. Explico. No caso em questão, em que ele chamou Heraldo de "negro de alma branca" (tradução: por fora é bom, mas por dentro é podre), a cor desprestigiada foi o branco, cor aliás do próprio PH. É um erro que colabora para perpetuar a desigualdade. Como não aceito que um negro qualquer tenha adjetivos de caráter condicionados à cor da sua pele, também não aceito que se faça o mesmo a um branco qualquer. 
O problema é que a horda, liderada como sempre por Reinaldo Azevedo, aquele que se questionava sobre o futuro do Partido Democrata americano, devido ao fato de ter cometido o equívoco de indicar um negro para  a presidência, e que sempre sai em defesa da bandeira do politicamente incorreto, advogando principalmente por algum humorista que faz piadas grosseiras contra mulheres, nordestinos ou gays, essa horda não ataca propriamente o problema. Mas claro, né! O que em PH é fruto de uma visão equivocada de progressismo e resistência ao preconceito, nos caras dessa horda é puro desrespeito ao outro, às lutas das minorias. São eles que exaltam o racista Churchill, o escravocrata Pedro II e os bandeirantes genocidas. Escondem suas opiniões raciais por temerem o rigor da lei, visto o racismo ser crime. Como os outros preconceitos (contra homossexuais, nordestinos, mulheres) não são crimes, o verbo corre solto. A horda não age por ódio ao racismo, que aliás, dizem não existir no Brasil. Está simplesmente usando o caso como arma política. É uma tentativa primária de psicologia reversa, como disse Leandro Fortes. Consiste em abusar da ingenuidade alheia para fazer esquecer seus próprios crimes. É hipocrisia pura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço para opiniões inteligentes, construtivas e argumentadas. Se baixar o nível, lembre-se que determinados insultos mostram mais sobre quem fala do que sobre quem ouve.